Um especialista em História da Arte, um biólogo e um designer vão discutir, à luz do século XXI, a expedição de Alexandre Rodrigues Ferreira realizada entre 1783 e 1792.
O Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) promove no próximo dia 15 em Lisboa uma conferência que analisará a expedição de Alexandre Rodrigues Ferreira, José Joaquim Freire e Joaquim José Codina à Amazónia, realizada entre 1783 e 1792.
Contando com a participação de Miguel Faria (doutor em História da Arte) e Pedro Salgado (biólogo), da Universidade Autónoma de Lisboa, e Henrique Cayatte (designer), da Universidade de Aveiro, a conferência incluirá a apresentação de um filme da responsabilidade do fotógrafo Luís Quinta.
O objectivo da conferência, segundo o IICT, é "redescobrir a Amazónia numa perspectiva interdisciplinar que engloba das representações gráficas à viagem dos sentidos".
A reflexão incidirá sobre os resultados da expedição, procurando analisar como é que se expõe perante o público europeu a realidades das descobertas feitas ou como se edita um livro com contributos diversificados e registos por vezes contraditórios.
A conferência terá lugar na Sala do Brasil do IICT, em Lisboa, a partir das 18h do dia 15 de julho.
via Portugal Digital
0 comentários:
Enviar um comentário