Live from Copenhaga 2009

Cop 15 Webcast

 Carl Emberson

O Fórum Internacional de Sustentabilidade, que ocorrerá em Manaus nos dias 26 e 27 de março, no Tropical Hotel, produzirá a Carta da Amazônia - um documento onde as mais importantes autoridades ambientais do planeta, bem como os líderes da economia verde do Brasil, responsáveis por mais de 44% do Produto Interno Bruto, firmarão um acordo entre si e a sociedade local para que a floresta amazônica, a mais importante do mundo, seja preservada em sua plenitude.
 
O que se quer valorizar nesta região é a geração de riquezas, a qualidade de vida de quem mora na região, bem como a proteção da natureza, especialmente de sua biodiversidade e dos serviços ambientais. “O evento será o mais representativo do planeta em sustentabilidade. Ele terá acompanhamento e continuidade. Al Gore (prêmio Nobel da Paz), Kofi Annan (ex-secretário geral da ONU) e James Cameron (cineasta/ambientalista) estarão presentes e sabem disso”, disse Carl Emberson, diretor geral da Seminars, empresa que organiza o evento sob a chancela direta do jornalista João Dória.
 
Al Gore, que pela primeira vez marca presença na região, dirá que a floresta amazônica desempenha um papel fundamental no equilíbrio ambiental do planeta. Ele sustentará  também que as mudanças climáticas não podem continuar desestabilizando a Terra, pela falta de acordos na área entre as nações, notadamente as mais ricas, dentre elas, os Estados Unidos da América e a China, os maiores emissores dos gases do efeito estufa.
 
Não menos importante será a presença do cineasta James Cameron que, com o seu filme “Avatar” provocou uma revolução ambientalista com imagens extraordinárias de seres de outro planeta (Pandora), que defendem uma maior integração entre os homens e a natureza. “A chave do sucesso do Fórum Internacional de Sustentabilidade é a continuidade das ideias que serão apresentadas na capital do Amazonas, o trabalho em equipe e a participação da sociedade local, que tem a responsabilidade de vigiar e lutar pelo patrimônio único da região”, afirmou Emberson.
 
Ele sabe que o carisma de James Cameron, que também filmou Titanic, outro marco do cinema americano, vai colaborar para que o mundo se mantenha voltado para Manaus nos dois dias de realização do evento. “Avatar” é o maior sucesso de bilheteria da história do cinema mundial e concorre a nove Oscars, a mais cobiçada estatueta cinematográfica.
 
A presença de Kofi Annan, dará o tom multilateral ao evento que tem todas as condições de influenciar positivamente as lideranças empresarias e ambientais de nações da Europa, América do Norte, Ásia, África e Oceania.
 
Em um momento em que o mundo ainda vive a ressaca da falta de acordos mais amplos sobre o clima de Copenhague, eventos como o Fórum Internacional de Sustentabilidade servem para mostrar um novo caminho a seguir. Neste caso, com a forte presença da iniciativa privada, que, cada vez mais, vai assumindo o seu papel de liderança nas ações para reverter o drama das mudanças climáticas.
 
Na condição de Estado anfitrião, o Amazonas, na figura do governador Eduardo Braga, se apresenta como o exemplo a ser seguido não somente pelas outras unidades da Federação brasileira, como também por países detentores de florestas como Bolívia, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Suriname, Guayana, entre outros.
 
Exemplo
 
Com 98 % da vegetação do seu território preservada, uma política ambiental de valorização de geração de riquezas de forma sustentável e o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM), que emprega mais de 100 mil trabalhadores e não polui, o Estado  se transformou na joia da coroa empresarial sustentável. Não por acaso empresas como Coca Cola, Nestlé, Honda, Philips, Whirlpool, Wal-Mart, Sansung, Yamaha, Videolar, Semp Toshiba, Kasinki e Suzuki estão patrocinando vários seminários no Fórum Internacional de Sustentabilidade.

via A Crítica

0 comentários:

top