O Ministério do Ambiente brasileiro deu ontem “luz verde” ao início das obras de construção da terceira maior barragem do planeta, na Amazónia. Os opositores denunciam que a obra vai alagar 51 mil hectares de floresta e desalojar populações indígenas.
Carlos Minc, ministro do Ambiente, anunciou ontem a licença prévia para a construção da hidroeléctrica de Belo Monte, no rio Xingu (afluente do Amazonas) no estado do Pará, no âmbito do Programa brasileiro de Aceleração do Crescimento. A unidade terá uma capacidade de produção de onze mil megawatts (MW) e custará 7,9 mil milhões de euros.
Belo Monte será a segunda maior barragem do Brasil, depois de Itaipu (com 14 mil MW) e a terceira maior do planeta, depois da barragem das Três Gargantas, na China (18 mil MW).
Mas quem vencer o concurso para adjudicação da obra terá que arcar com um custo estimado em 1,5 mil milhões de reais (574 milhões de euros) em contrapartidas ambientais, informou Carlos Minc, citado pelo jornal “O Globo”. Este será o maior valor alguma vez exigido a uma barragem. “Com certeza esta será a licença que terá o maior número de exigências da história”, comentou ao jornal “Folha de São Paulo”. Estão previstas medidas de compensação que incluem a melhoria das condições de vida das populações locais - como obras de saneamento, habitação e transporte - e recuperação ecológica e planos de gestão de fauna e flora.
Obra avança contra vontade de povos indígenas e ambientalistas
Mas esta barragem - tida como necessária para o desenvolvimento do Brasil, que depende da energia hidroeléctrica em 80 por cento – conta com o protesto das populações indígenas que vivem nas margens do rio Xingu e de ambientalistas.
A começar, a barragem deverá inundar cerca de 500 quilómetros quadrados de terras e secar cem quilómetros de rio, onde vivem milhares de indígenas e pequenos agricultores. Durante a construção da barragem chegarão a esta zona da floresta mais de 200 mil pessoas, “provocando o aumento na desflorestação em diversos municípios da bacia do rio Xingu”, sublinha a Greenpeace no Brasil.
“Lamento muito que tenham concedido esta licença. Esta barragem será o caos”, disse o bispo de Xingu, Erwin Kräutler, citado pela AFP, referindo-se às graves consequências para as populações locais e para o Ambiente.
O Movimento Xingu Vivo denuncia que a barragem "poderá ser o maior desastre ambiental da nossa história" e lembra que 20 mil pessoas ficarão sem casa. Este movimento lamenta que parte da energia produzida vá alimentar empresas que já estão a destruir a Amazónia. "Isso deixará apenas destruição, miséria, fome e violência para toda a biodiversidade dos 13 municípios que sofrerão os impactos de Belo ‘Monstro’", especialmente Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo.
Esta contestação já dura há anos. Em Novembro do ano passado, os povos de Xingu escreveram uma carta ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva para protestar contra a forma como o processo de licenciamento estava a ser conduzido e criticar a falta de diálogo. "Caso o Governo decida iniciar as obras de construção de belo Monte, alertamos que haverá uma acção guerreira por parte dos povos indígenas do Xingu. A vida dos operários e indígenas estará em risco e o Governo brasileiro será responsabilizado", diz a carta, citada pela Greenpeace. Na mesma altura, o cantor Sting juntou-se ao protesto e esteve com os povos de Xingu.
via
Público
A INCANSÁVEL BATALHA DE DOM ERWIN NA DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS
O presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e bispo da prelazia do Xingu, Dom Erwin Krautler, se reúne com o presidente do Ibama, hoje em Brasília. O objetivo do encontro é dialogar a respeito da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e tentar unir forças para que a licença seja concedida. No entanto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu ontem, 1º, licença prévia para a construção da Usina, na bacia do rio Xingu (Pará), se antecipando à visita de Dom Erwin.
Com a decisão do Instituto, o bispo virá à capital para demonstrar sua insatisfação frente à licença e a não abertura ao diálogo.
Estão previstas para quinta-feira, 4, três manifestações simultâneas em frente ao Ibama de Santarém, Altamira e Belém. A mobilização está sendo organizada pelo Comitê Metropolitano do Movimento 'Xingu Vivo para Sempre'.
Desde o início das discussões para a construção de Belo Monte, lideranças indígenas e de comunidades tradicionais, bem como organizações ambientalistas, tem travado debates sobre a violação do direito à consulta prévia a que têm direito e que não foi respeitado. Direitos estes garantidos na Constituição Federal e em documentos internacionais como a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção 169 da OIT.
De acordo com o disposto na Convenção 169, as populações afetadas diretamente por empreendimentos devem ser informadas sobre a obra e todas suas conseqüências, exigindo-se que sejam antecipadamente consultadas e segundo procedimentos legítimos e probos.
Segundo especialistas, o empreendimento trará conseqüências desastrosas e irreversíveis na fauna, flora e biodiversidade da região, além de afetar diretamente a vida das comunidades que vivem na área de abrangência da Usina. (CM - CNBB)
via
Rádio Vaticano
Reação de índios e ribeirinhos à construção de usina no Xingu é imprevisível, diz bispo
O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Kräutler, afirmou hoje (1º) que é imprevisível a reação dos povos indígenas e das populações ribeirinhas contrárias ao projeto da Hidrelétrica de Belo Monte, se a usina for realmente construída no Rio Xingu, no Pará. "Esse povo vai chorar, vai gritar, vai se levantar", disse o bispo, durante debate sobre a construção da usina.
De acordo com dom Erwin, que também é bispo de Xingu, não se descarta a possibilidade de os índios e os ribeirinhos recorrerem à violência para protestar contra a remoção da área, por causa do alagamento de suas casas. "Eu peço a Deus que
a violencia não aconteça", afirmou o religioso.
A Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, é um dos principais projetos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Dom Erwin disse que, para os índios, sair da região teria um impacto ainda maior do que para os ribeirinhos, devido à relação cultural que eles têm com a terra. "Transferência de povos indígenas é horrível", afirmou. "Arranca-se um povo de um lugar que habitaram por milhares de anos. Não é possível, eles não têm o direito de fazer isso", completou.
Para o bispo, a construção da hidrelétrica é mais uma forma de explorar as riquezas do estado sem foco no desenvolvimento local, como ocorre com a mineração, a extração de madeira e a criação de gado. "O que a família paraense normal está ganhando com aquilo tudo, neste momento, neste segundo? Não sei quantos comboios de minério
seguem para o Porto de São Luís, no Maranhão, levando minério pelo mundo afora. E nós com uma mão na frente e outra atrás", reclamou.
O bispo duvida, inclusive, dos postos de trabalho que, segundo os defensores do projeto, serão criados com a instalação do empreendimento. "Esse negócio de empregos diretos e indiretos, isso para mim é falácia, eu não acredito", ressaltou. "Está claro que, hoje em dia, uma construção dessas não vai dar tanto emprego porque tudo é feito por máquinas."
Ele criticou também a maneira como alguns agentes do governo apresentam o empreendimento aos indígenas. "Esse povo que está no alto escalão não tem didática para trabalhar com os povos indígenas. Eles pensam que podem falar como se estivesse em uma faculdade de engenharia." Essa falta de tato foi, segundo dom Erwin, um dos motivos pelos quais um engenheiro da Eletrobrás foi agredido com um facão em uma audiência com diversas etnias sobre a usina, em maio de 2008.
O bispo citou ainda a expressão "forças demoníacas", segundo ele, usada em setembro pelo Minas e Energia, Edison Lobão, para se referir aos que são contra o projeto da usina. Para dom Erwin, trata-se de uma fala racista.
Por ser de interesse das grandes empreiteiras, que fariam a obra, e das mineradoras, que usariam a energia, diz o bispo, tenta-se construir a usina a qualquer custo, apesar de existirem outras opções. "O sujeito histórico é o projeto. Onde esse sujeito histórico tem que ser realizado, aparece um povo indígena. É preciso uma solução para esse povo, mas não se questiona o projeto. Aí é que está o erro de lógica." Como opções, ele apontou o uso das energias eólica e solar e a modernização de hidrelétricas mais antigas para que produzam mais.
via
Terra Brasil
Cf.
Brasil atribui licença ambiental para a construir polémica barragem na Amazónia
O Globo - há 7 horas
BRASÍLIA - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade o estudo econômico-financeiro e de viabilidade para a construção e operação da usina ...
O Globo - há 10 horas
BRASÍLIA - O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), já acionou a cúpula do Ministério Público Federal, que deverá entrar com ação contra a construção da ...
Terra Brasil - há 12 horas
O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou nesta quarta-feira o leilão para contratação de energia da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, desde que sejam ...
Estadão - há 12 horas
BRASÍLIA - O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou hoje os estudos econômicos que embasam o edital para o leilão do projeto da usina ...
O Globo - há 15 horas
A licença prévia para a hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, representa um passo à frente na polêmica questão "geração de energia versus preservação do ...
Terra Brasil - há 16 horas
O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Kräutler, afirmou que a cidade de Altamira, no Pará, corre o risco de desaparecer com a ...
Último Segundo - há 18 horas
Ambientalistas, ribeirinhos e indígenas do oeste do Pará dão início amanhã a várias ações contra a Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. ...
Abril - há 18 horas
Brasília - O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo da Prelazia do Xingu, dom Erwin Kräutler, disse hoje temer que a obra da usina ...
O Globo - 02/02/2010
SÃO PAULO - O Ministério de Minas e Energia prevê que o leilão da concessão da licença ambiental para a usina de Belo Monte seja realizado em março. ...
Correio Braziliense - 02/02/2010
O Ministério de Minas e Energia antecipou a previsão de realização do leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. ...
Último Segundo - 02/02/2010
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, responsável pelos estudos de otimização da Hidrelétrica de Belo Monte, ...
Último Segundo - 02/02/2010
Depois de mais de três décadas de idas e vindas, o projeto mais emblemático do Brasil ganhou carta branca para sair do papel. A Hidrelétrica de Belo Monte, ...
Abril - 02/02/2010
Os empreendedores que vencerem a licitação da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, terão de atender a 40 condicionantes, além de estarem obrigados a ...
Zero Hora - 02/02/2010
O Ministério de Minas e Energia deve realizar o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA) nos primeiros dias de abril. ...
Estadão - 02/02/2010
BRASÍLIA - Com a liberação da licença ambiental prévia do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), devem esquentar nos próximos dias os ...
O Globo - 01/02/2010
Depois de um polêmico processo, que envolveu o pedido de demissão dos principais funcionários diretamente envolvidos em sua análise, o governo conseguiu a ...
Abril - 01/02/2010
A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que teve a licença prévia assinada nesta segunda-feira (1), não exigirá o deslocamento de índios que vivem ...
G1.com.br - 01/02/2010
Brasília, 1 fev (EFE).- O Governo do Brasil anunciou hoje que já concedeu licença prévia ambiental à construção da hidroelétrica de Belo Monte, ...
O Globo - 01/02/2010
RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, eo diretor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais ...
Expresso - 01/02/2010
Brasília, 01 fev (Lusa) - O ministro do Meio Ambiente brasileiro, Carlos Minc, anunciou hoje que a licença ambiental da fábrica hidroelétrica de Belo Monte, ...
Estadão - 01/02/2010
BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse esta tarde que nenhum índio será deslocado do local onde mora por conta da obra da hidrelétrica ...
Terra Brasil - 01/02/2010
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, afirmou nesta segunda-feira que cerca de 12 ...
Estadão - 01/02/2010
BRASÍLIA - O ministro do Ambiente Ambiente, Carlos Minc, disse nesta segunda-feira, 1º, ao anunciar a liberação da licença para o projeto da hidrelétrica de ...
O Globo - 01/02/2010
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia previu que após a concessão, nesta segunda-feira, da licença ambiental para a construção da usina ...
Terra Brasil - 01/02/2010
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta segunda-feira, em Brasília, que o Ibama liberou a licença prévia para construção da usina ...
G1.com.br - 01/02/2010
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu nesta segunda-feira (1) a licença prévia para a construção da usina de Belo Monte, no Pará, ...
O Globo - 01/02/2010
BRASÍLIA - O Ibama liberou hoje a licença prévia a para o início das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a maior obra do Programa de Aceleração do ...
Estadão - 01/02/2010
BRASÍLIA - O governo vai exigir um investimento de R$ 1,5 milhões em ações de mitigação ambiental e social para a empresa que construir a controversa ...
Último Segundo - 01/02/2010
O governo nem bem anunciou a liberação da licença ambiental para a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e já decidiu que o leilão que definirá ...
Zero Hora - 01/02/2010
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta segunda, dia 1º, que os novos dados sobre o desmatamento, relativos aos meses de outubro e novembro de ...
O Globo - 01/02/2010
Rio - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse na manhã desta segunda-feira que às 16h irá anunciar o parecer favorável do Instituto Brasileiro do ...
Último Segundo - 01/02/2010
Prometida há três meses, a licença ambiental para a hidrelétrica de Belo Monte deve ser liberada até quarta-feira, segundo uma fonte do governo. ...
Estadão - 01/02/2010
RIO - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, confirmou há pouco que a licença para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA) já ...
O Globo - 01/02/2010
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que a licença ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte já foi aprovada e ...
O Globo - 01/02/2010
BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, eo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ...
Ambiente Já - há 11 horas
O governo brasileiro, por meio de seu Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, de forma patética - maculando sua longa trajetória de ambientalista e político ...
DW-World Brazil - há 12 horas
Liberação prévia do Ibama permite que governo faça licitação de usina no rio Xingu. A Usina de Belo Monte evidencia ambiguidade da política energética ...
Diário do Pará - há 16 horas
Ativistas dos movimentos sociais anunciaram hoje (3) que farão uma vigília nas ruas de Belém nesta quarta-feira, em protesto à construção da Usina ...
Correio do Brasil - há 18 horas
Pressionado por empresas empreiteiras e de mineração, o governo federal tratorou o processo do Ibama para aprovar a construção da hidrelétrica de Belo Monte ...
Rádio Vaticano - há 22 horas
Brasília, 03 fev (RV) - O presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e bispo da prelazia do Xingu, Dom Erwin Krautler, se reúne com o presidente ...
Diário do Pará - há 22 horas
O procurador da República em Belém, Daniel Avelino, não descarta um pedido de anulação da licença prévia concedida anteontem pelo Instituto Brasileiro do ...
EcoAgencia - 02/02/2010
Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Bispo de Xingu, Dom Erwin Kräutler, se reunirá, em Brasília, com o presidente do Ibama, ...
Jornal do Comércio - 02/02/2010
O Ministério Público Federal (MPF) não jogou a toalha e nem pretende jogar, desistindo da luta contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte enquanto ...
Agência Senado - 02/02/2010
O senador José Nery (PSOL-PA) protestou nesta terça-feira (2) diante da liberação da licença ambiental prévia para o leilão de construção da Usina ...
Instituto Socioambiental - 02/02/2010
Licença publicada no dia 1º de fevereiro de 2010 demonstra que questões centrais para avaliar o impacto da obra ainda não estão esclarecidas. ...
EnergiaHoje (Assinatura) - 02/02/2010
O leilão de hidrelétrica de Belo Monte (11.233 MW), no Pará, deve acontecer no dia 30 de março. O Ministério de Minas e Energia divulgou ontem (1/2) que a ...
Brasil Wiki! - 02/02/2010
O empreendimento dos sonhos do governo e de alguns megalomaníacos eo pesadelo das pessoas conscientes. Durante grande parte da minha vida, estive envolvido ...
Jornal Floripa - 02/02/2010
Obra foi autorizada com 40 exigências sócioeconômicas e ambientais. Se não forem cumpridas a obra não começa. Após 20 anos saiu a licença ambiental para a ...
Jornal Floripa - 02/02/2010
O projeto, marcado por desavenças entre o Ministério do Meio Ambiente eo de Minas e Energia, está previsto para ficar pronto em 2015, no Pará. ...
Jornal Floripa - 02/02/2010
O Ibama concedeu nesta segunda-feira, a licença ambiental prévia para a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira, no Pará. ...
EPTV - 02/02/2010
Depois de toda a polêmica, que envolve a remoção de populações ribeirinhas e de índios no coração do Xingu e que promete alagar 516 quilômetros quadrados de ...
Diário do Pará - 02/02/2010
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu ontem a licença prévia para a construção da usina de Belo Monte, como havia antecipado com ...
SRZD - 02/02/2010
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu nesta segunda-feira a licença ambiental prévia para a construção da usina hidrelétrica de Belo ...
Jornal Dia a Dia - 02/02/2010
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta segunda-feira (1º/2) licença ambiental prévia para o projeto da Usina ...
Globo Rural - 02/02/2010
O Ibama concedeu a licença ambiental prévia para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. O projeto é contestado por ...
Jornal Folha do Progresso - 01/02/2010
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou hoje (1) a liberação da Licença Prévia (LP) para a usina hidrelétrica de Belo ...
Agência Amazônia - 01/02/2010
Com a medida, o governo pode realizar o leilão da obra. Órgão ambiental fez 40 exigências This e-mail address is being protected from spambots. ...
Revista Época - 01/02/2010
O Ibama concedeu nesta segunda-feira (1º) a licença prévia para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), em documento assinado pelo presidente ...
Congresso em Foco - 01/02/2010
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse segunda-feira (1º) que o licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, ...
EnergiaHoje (Assinatura) - 01/02/2010
O Ibama confirmou para esta segunda-feira (1/2) a emissão da licença prévia para a construção da hidrelétrica de Belo Monte (11.233 MW), no Pará. ...
O Documento - 01/02/2010
O processo de licitação da usina hidrelétrica de Belo Monte finalmente sairá do ponto morto em que se encontra há meses. O Ibama irá assinar hoje a licença ...
O Documento - 01/02/2010
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou hoje que às 16h desta segunda-feira (1º) vai anunciar o parecer do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio ...
Correio Braziliense - 02/02/2010
A licença para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, assinada ontem (1º/2), em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ...
Correio Braziliense - 01/02/2010
A licença prévia para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, concedida nesta segunda-feira (1º/02) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos ...
Correio Braziliense - 01/02/2010
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta segunda (1º/2) a licença prévia para a Usina Hidrelétrica de Belo ...
Estadão - 01/02/2010
BRASÍLIA - O Instituto de defesa do Meio Ambiente (Ibama) anunciou nesta segunda-feira, 1º, a liberação da licença ambiental prévia para o projeto da usina ...
O Globo - 01/02/2010
RIO - O desmatamento da Amazônia entre outubro e novembro do ano passado apresentou queda expressiva, superior a 250 quilômetros quadrados, em relação ao ...
R7 - 01/02/2010
O Ministério de Minas e Energia estima que após a concessão, nesta segunda-feira (1º), da licença ambiental para a construção da usina de Belo Monte, ...
Circuito Mato Grosso - 01/02/2010
Será anunciado logo mais às 16h (horário de Brasília), pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos ...
MaisComunidade.com - 01/02/2010
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou há pouco que às 16h vai anunciar o parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais ...
0 comentários:
Enviar um comentário