Xavates confrontam-se com Caiapó durante protesto em Brasília contra reestruturação da Funai
Índios das etnias Xavante e Caiapó entraram em conflito nesta quarta-feira (13) durante manifestação em frente à Fundação Nacional do Índio, em Brasília. Lideranças indígenas estão reunidas desde segunda-feira (11) em frente à Funai para protestar contra um decreto que reestrutura o órgão.
Durante o conflito na manhã desta quarta, um índio Xavante teria ficado ferido. A Funai não soube informar o que motivou a briga, pois os funcionários da fundação estão impedidos de entrar no prédio sede desde terça-feira (12).
A assessoria da Funai disse, no entanto, que provavelmente o conflito foi provocado por desavenças culturais. "Os povos indígenas são completamente diferentes entre si nas suas culturas e tradicições. Essas diferenças podem, às vezes, provocar conflitos", afirmou ao G1.
Protesto
O decreto que causou indignação aos povos indígenas foi lançado, segundo o governo, para dar mais agilidade à fundação e prevê a criação de 3,1 mil cargos até 2012 - hoje, a instituição tem 2,4 mil funcionários. Segundo os líderes indígenas, contudo, a reestruturação é prejudicial aos seus povos.
A assessoria da Funai informou que o presidente do órgão, Márcio Meira, está negociando separadamente com cada liderança indígena para evitar desavenças entre os índios e solucionar o impasse.
A principal reclamação é a de que a reforma acaba com os postos indígenas. Essas pequenas instalações, às vezes com apenas um funcionário, ficam próximas às aldeias, prestando assistência no dia-a-dia dos índios. “Os postos dão proteção às áreas indígenas. Agora não vão mais proteger nosso território”, afirma o cacique xavante Arnaldo Tsererowe, de Mato Grosso.
Lula assina decreto que reestrutura Funai e prevê 3,1 mil novos cargos
O presidente da Funai, Márcio Meira, em entrevista após assinatura do decreto de reestruturação da Fundação Nacional do Índio, nesta segunda-feira (28) (Foto: Wilson Dias/ABr )
28/12/09 - 15h58 - Atualizado em
28/12/09 - 16h53
Maioria das vagas será preenchida por meio de concursos até 2012.
Atualmente, Fundação Nacional do Índio possui 2,4 mil funcionários.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (28) o decreto de reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Entre as medidas que buscam dar agilidade e eficiência ao órgão está a criação de 3,1 mil cargos a serem preenchidos até 2012.
De acordo com o presidente da Funai, Márcio Meira, mais de 3 mil vagas serão preenchidas por meio de concursos públicos e 85 cargos serão ocupados por funcionários comissionados. A reestruturação da Funai faz parte de uma série de ações do governo federal voltadas para o fortalecimento da instituição em 2010, quando serão comemorados 100 anos do indigenismo no Brasil. O objetivo do governo é aprimorar a estratégia de abordagem e o tratamento dos índios.
Atualmente, a Funai possui 2,4 mil funcionários. Com as novas vagas passará a ter ao final de 2012 um total de 5,5 mil servidores. A expectativa do presidente da Funai é que 425 novos empregados sejam convocados já em 2010. Ele afirmou que a maioria dos ocupantes das mais de 3 mil novas vagas a serem preenchidas até 2012 atuará em áreas indígenas, em contato direto com os índios. Segundo Meira, não se tratam de cargos burocráticos.
“O decreto não muda as atribuições da Funai. Os poderes da Funai continuam os mesmos. Mas a medida vai fortalecer a nossa estrutura e a atuação do ponto de vista territorial”, explicou Márcio Meira.
Ele destacou que as reservas indígenas do país passarão a contar com mais pessoal, inclusive a Raposa Serra do Sol, em Roraima, que foi alvo de disputa entre índios e produtores de arroz. Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a saída imediata dos produtores de arroz e não índios que ocupavam a reserva, após definir a validade da demarcação contínua da área.
via
G1
Índios protestam no Paraná
Bloqueio de rodovias no sudoeste fizeram parte das manifestações
Cerca de 800 índios de pelo menos seis aldeias do Paraná (Inácio Martins, Guarapuava, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas, Mangueirinha e Chopinzinho) fecharam o final do trecho da BR 158 e o início da BR-373 na altura entre os municípios de Mangueirinha e Chopinzinho no início da tarde de terça-feira. Os índios, da tribo Kaingang,protestam contra o fechamento dos quatro escritórios regionais da Funai (Fundação Nacional do Índio) no Paraná. Os escritórios fechados estão localizados nas cidades de Guarapuava, Londrina, Paranaguá e Curitiba.
O encerramento das atividades, segundo o governo federal, aconteceu após o presidente Lula assinar um decreto autorizando medidas de reestruturação do órgão, que além das três agencias do Paraná, fechou outras 21 regionais Brasil a fora. No total, até a data do decreto, o órgão contava com 50 escritórios em todo o Brasil, com a nova estrutura passa a contar com apenas 26.
Para a região sul do Brasil, o decreto prevê a abertura de uma regional da Funai em Florianópolis, capital de Santa Catarina. As lideranças indígenas do estado do Paraná, que representam as 40 aldeias existentes no estado, não aceitaram a imposição e aderiram ao protesto que aconteceu simultaneamente em todo o país. Em Brasília, cerca de 500 índios fecharam a sede da Funai, em Brasília.
João Carlos Mader, líder indígena da aldeia Kaingang, de Mangueirinha, e coordenador do movimento na região sudoeste do estado, disse a reportagem do Diário que a comunidade indígena recebeu o decreto com um afronte a liberdade dos povos indígenas. "Ao assinar o decreto o presidente Lula feriu a Constituição Federal que nos dá o direito de debater toda e qualquer ação referente aos povos indígenas", garantiu.
Segundo ele as manifestações devem continuar durante o dia de hoje e também amanhã, quando uma comissão composta por índios de todo o Brasil será recebida pelo presidente Lula. "Somente depois desta reunião é que saberemos se os protestos serão mantidos. Tudo depende do que a comissão irá conseguir em Brasília, queremos que o presidente Lula volte atrás de sua decisão", declarou a liderança.
No início da noite a pista foi liberada, após cinco horas de protesto. A polícia rodoviária federal deu apoio durante toda a tarde a motoristas e manifestantes. Hoje, a previsão é de que a BR-158 tem o transito bloqueado nos dois sentidos a partir das 14h. "A previsão de liberação da pista é às 19h, amanhã fechamos novamente às 14h e encerramos às 19h. Se não houver um acordo, a ordem do Cacique é para fechar a BR por tempo indeterminado", avisou João Carlos. O coordenador do movimento informa ainda que para hoje os manifestantes esperam a chegada de mais 40 lideranças indígenas vindas do norte do estado.
Os índios reclamam que o fechamento das agencias no estados e a centralização do atendimento por regiões (norte, sul e assim por diante) só irá dificultar a prestação de serviços a comunidade indígena. A Funai é o órgão responsável pela oferta de serviços sociais e pela emissão de documentação aos índios.
Nesse caso, para os cerca de 20 mil índios que vivem em aldeias no Paraná, o simples ato de solicitar a emissão de uma carteira de identidade irá representar uma viagem de mais de 800 km, dependendo da localização. Para os mais de três mil índios que vivem na aldeia de Mangueirinha a viagem pode ser um pouco mais longa, ao em torno de mil quilômetros. "É uma incoerência do presidente Lula. O Paraná é um estado que conta com 40 terras indígenas (aldeias) enquanto Santa Catarina tem somente cinco. Não vamos aceitar uma imposição dessas. Nossa condição para encerrar as manifestações é de que pelo menos um escritório regional seja mantido em funcionamento no Paraná", concluiu o líder João Carlos.
Para as aldeias existentes no estado de Santa Catarina a centralização do atendimento em Florianópolis também não é o melhor caminho, se foram analisadas as condições de deslocamento. Uma das cinco aldeias, por exemplo, está localizada em Chapecó, município que fica a mais de 600km da capital catarinense.
Texto de Pedro Rodrigues Neto
Fotos de Rafael Barzotto
Paraná-Online (Assinatura) - há 8 horas
Cerca de 50 representantes de sete aldeias indígenas da região de Londrina invadiram ontem a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município. ...
O Globo - há 11 horas
BRASÍLIA - Dois grupos indígenas entraram em confronto nesta quarta-feira na porta da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília. ...
O Globo - há 11 horas
BRASÍLIA - Dois grupos indígenas entraram em confronto nesta quarta-feira na porta da Funai, em Brasília. Os índios caiapó tentaram entrar no prédio para ...
G1.com.br - há 12 horas
Índios das etnias Xavante e Caiapó entraram em conflito nesta quarta-feira (13) durante manifestação em frente à Fundação Nacional do Índio, em Brasília. ...
Correio Braziliense - 13/01/2010
CAUSA INDÍGENA » Índios engrossam o protesto na Funai Em Brasília, eles fecharam a sede da fundação e promoveram manifestação no Ministério da Justiça. ...
Paraná-Online (Assinatura) - 12/01/2010
Enquanto um grupo de 60 pessoas de comunidades indígenas do Paraná tomava a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Curitiba, na manhã de ontem, ...
Terra Brasil - 12/01/2010
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, negou hoje (12) a extinção de postos e administrações regionais do órgão, que motivou um ...
Estadão - 12/01/2010
BRASÍLIA - Dezenas de índios de diversas etnias entraram no prédio da sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, e ocuparam um corredor. ...
Correio Braziliense - 12/01/2010
Índios de varias etnias que começaram um protesto na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) na manhã desta terça (12), pedindo a volta dos postos ...
Estadão - 12/01/2010
CURITIBA - Um grupo de 60 indígenas invadiu hoje a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba e bloqueou um trecho entre os quilômetros 450 e ...
G1.com.br - 12/01/2010
Índios ocuparam o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba, nesta terça-feira (12). Os manifestantes protestam contra um decreto do ...
G1.com.br - 12/01/2010
Cerca de 500 índios protestaram em Brasília nesta terça-feira (12) contra o Decreto 7.056 que, segundo eles, extingue administrações e postos do órgão. ...
Correio do Estado - 11/01/2010
O Diário Oficial da União, edição desta segunda-feira (11), publicou a portaria de exoneração da administradora regional da Funai na região cone-sul do ...
G1.com.br - 09/01/2010
Índios das aldeias de Dourados (MS) afirmam que estão há dois meses sem receber as cestas básicas entregues pela Fundação Nacional do Índio (Funai). ...
Bem Parana - há 17 horas
Os índios que ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba ontem prometem continuar o protestos. Eles permanecem no local e dizem que ...
Gazeta do Povo Online - há 20 horas
Os índios que ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba na terça-feira (12) continuam no local. A manifestação faz parte de um ...
EPTV - há 22 horas
Lideranças indígenas de pelo menos dez etnias começaram a se reunir segunda-feira e ontem, em Brasília, para protestar contra o decreto que reestrutura a ...
Capital News - há 22 horas
Índios de Mato Grosso do Sul vão a Brasília (DF) discutir o plano de reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai), imposto por decreto do presidente ...
Jornal da Cidade - Baurú - 12/01/2010
Brasília - Contrariados com as recentes mudanças na estrutura da Fundação Nacional do Índio (Funai), cerca de 250 índios, segundo a Polícia Militar, ...
Jornal Tribuna do Brasil - 12/01/2010
Um protesto realizado por povos indígenas vindos de todas as regiões do país chamou a atenção de quem passava próximo à sede da Fundação Nacional do Índio ...
Gazeta do Povo Online - 12/01/2010
Cerca de 50 índios invadiram a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba, por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira (12). ...
Portal Amazônia - 12/01/2010
PORTO VELHO – A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, foi fechada hoje (12) por cerca de 500 índios. Eles protestam contra o decreto que ...
Jornale Curitiba - 12/01/2010
Em protesto contra o decreto assinado no final de dezembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cerca de 60 índios ocupam a sede da Fundação nacional ...
Jornal Pequeno - 12/01/2010
Cerca de 300 índios realizam desde ontem pela manhã uma manifestação em frente à sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Brasília. ...
Fatima News - 12/01/2010
Cinco índios que faziam parte do protesto em frente da Funai de Dourados foram detidos por volta de 10h desta terça-feira por agentes federais e levados ...
Bem Parana - 12/01/2010
Um grupo de cerca de 70 índios invadiu a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba, na manhã desta terça-feira (12). Os índios protestam contra ...
Agora MS - 12/01/2010
Após meses de protestos pela saída da administradora regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), indígenas das etnias Terena e Guarani Kaiowá ameaçam ...
O Progresso - Dourados - 12/01/2010
A Reestruturação da Funai, criada pelo Decreto 7.056, de 28/12/2009 e publicado no DOU de 29.12.2009, estourou como uma bomba no meio indígena e indigenista ...
Jornal Dia a Dia - 11/01/2010
A Fundação Nacional do Índio (Funai) exonerou Margarida de Fátima Nicoletti do cargo de administradora regional da entidade na região do cone-sul. ...
Midiamax - 11/01/2010
A antropóloga Maria de Fátima Nicoletti, administrada da Funai na região de Dourados, foi exonerada hoje e no lugar dela assume a também antropóloga Maria ...
Maringá News - 11/01/2010
A Funai (Fundação Nacional do Índio) exonerou nesta segunda-feira a administradora regional do Cone Sul, Margarida de Fátima Nicoletti. ...
MS Notícias - 11/01/2010
No sábado aconteceu uma reunião de caciques de diversas aldeias de Mato Grosso do Sul para discutir o Decreto Presidencial, publicado no diário oficial do ...
Globo Rural - 11/01/2010
Índios das aldeias de Dourados, em Mato Grosso do Sul, reclamam do atraso da Funai em distribuir cestas básicas. Em algumas casas, não há mais o que comer. ...
Maringá News - 09/01/2010
Durante reunião neste sábado, em Campo Grande, 26 caciques de aldeias de Mato Grosso do Sul cobraram a presença da Funai (Fundação Nacional do Índio) para ...
Capital News - 08/01/2010
O Sindesp (Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso do Sul) emite nota de repúdio ao decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ...
Maringá News - 08/01/2010
Os servidores e os índios vão se reunir amanhã, a partir das 9h, para discutir o decreto que reestrutura a Funai (Fundação Nacional do Índio). ...
Paraná-Online (Assinatura) - 12/01/2010
Cerca de 60 índios das etnias guarani, kaigangue e xetá ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Rua Clotário Portugal, região central de ...
Capital News - há 12 horas
Uma van com 16 líderes indígenas sairá de Campo Grande com destino a Brasília, no Distrito Federal. O objetivo é apoiar os índios brasileiros, ...
Capital News - 11/01/2010
Foi exonerada nesta segunda-feira (11) pela Funai (Fundação Nacional do Índio), a administradora regional do Cone Sul, Margarida de Fátima Nicoletti. ...
0 comentários:
Enviar um comentário