| Apresentação |
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| Valendo-se da representativa produção cinematográfica brasileira, o Projeto História do Brasil e Cinema, em sua segunda edição, propõe, num primeiro bloco, uma incursão na sociedade colonial brasileira, visando refletir, sobretudo, sobre a contribuição do indígena e do negro para a formação econômica, social e cultural do Brasil. E, num segundo bloco, propõe estender a discussão para o âmbito do Rio Grande do Sul, que foi, desde o século XVIII, alvo de políticas de ocupação territorial mediante o incentivo à imigração que, inevitavelmente, implicaram em situações conflitivas e de acomodação entre indígenas, negros e colonos recém-chegados. |
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| Realização |
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| Início: 10/03/2007
Término: 30/06/2007
Datas: (sábados) 10, 24/03; 14, 28/04; 05, 19 e 26/05; 02, 16 e 30/06
Horário: 8h30min às 12h, com exceção do dia 10 de março que será das 9h às 11h.
Duração: 40h (32h presenciais e 8h para as leituras indicadas).
Local: Sala 1G 119 – Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo – RS |
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| Objetivo |
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| Objetivo geral
Debater, com especialistas, obras representativas da produção cinematográfica brasileira contemporânea que, ao abordarem temas ou momentos significativos da história brasileira, oportunizam o debate acerca da formação político-econômica e sócio-cultural brasileira e das construções de que foram alvo tanto os fatos quanto seus protagonistas na historiografia e na cinematografia.
Objetivos específicos
Analisar os fatos que marcaram a História do Brasil e sua formação sócio-cultural, a partir dos discursos produzidos pela cinematografia;
avaliar a contribuição da cinematografia para atividades de ensino-aprendizagem, considerando a transposição que estabelece entre o dado/fato histórico e a ficção.
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| Público-alvo |
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| Comunidade acadêmica da Unisinos e público em geral.
Para saber mais sobre os filmes já apresentados clique aqui. |
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Palestra: Marcas da resistência: representações da escravidão africana e indígena no cinema brasileiro.
Palestrante: Profa. Dra. Miriam de Souza Rossini - UFRGS |
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Exibição do filme: Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira
Palestrante: Profa. Dra. Eliane Cristina Deckmann Fleck - Unisinos
Leituras indicadas:
1)LOBATO, Ana Lúcia. Como era gostoso o meu francês: um marco na representação do índio no longa-metragem de ficção.Este artigo está disponível em:
http://www.imaginario.com.br/artigo/a0061_a0090/a0087-01.shtml.
2)RAMOS, Guiomar. Como era gostoso o meu Hans Staden.
Este artigo está disponível em: http://mnemocine.com.br/osbrasisindigenas/guiomar.htm |
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Exibição do filme Caramuru – A invenção do Brasil, de Guel Arraes
Palestrante: Profa. Dra. Ana Sílvia Volpi Scott - Unisinos
Leituras indicadas:
1) Caramuru, a invenção do Brasil, disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/282.pdf
2) Caramuru, de Frei José de Santa Ritra Durão, disponível em www.falares.hpg.com.br |
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Exibição do filme Desmundo, de Alain Fresnot (baseado em livro de Ana Miranda)
Palestrante: Profa. Dra. Márcia Miranda – Unisinos
Leitura indicada:
1)NOVAIS, Fernando Antônio. Condições de privacidade na colônia. In: SOUZA, Laura de Melho e (org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. (História da vida privada no Brasil: 1) p. 13-39.
2)PAVAM, Rosane.Desmundo. Revista de Cinema. n. 37, 2002. Disponível em: . Acesso em 25 janeiro 2007. |
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Exibição do filme Quilombo, de Carlos Diegues.
Debatedor: Prof. Dr. Paulo Roberto Staud Moreira - Unisinos
Leituras indicadas:
1) GOMES, Flávio dos Santos. A Hidra e os Pântanos. Mocambos, Quilombos e Comunidades de Fugitivos no Brasil (Séculos XVII-XIX). São Paulo, Unesp, 2005. (Introdução).
2) CARVALHO, Maria Celina Pereira de. SCHMITT, Alessandra. TURATTI, Maria Cecília Manzoli. A Atualização do Conceito de Quilombo: Identidade e Território nas Definições. Teóricas. Este artigo está disponível em: www.scielo.br/pdf/asoc/n10/16889.pdf |
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Exibição do filme Xica da Silva, de Carlos Diegues.
Debatedor: Prof. Dr. Paulo Roberto Staud Moreira – Unisinos
Leituras indicadas:
1)FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contrato dos diamantes – o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
2)Boletim Informativo da UFMG, nº 1398, ano 29, de 29/05/2003. Entrevista com Júnia Ferreira Furtado.
Este artigo está disponível em: http://www.ufmg.br/boletim/bol1398/quinta.shtml |
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Exibição do filme Anahy de las Misiones, de Sérgio da Silva.
Debatedor: Prof. Vitor Necchi - PUCRS |
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Exibição do filme Netto Perde Sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas.
Debatedora: Profa. Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos – Unisinos
Leitura indicada:
RUAS, Tabajara. Netto Perde Sua Alma. Rio de Janeiro: Record, 2001 |
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Exibição do filme O diário de um novo mundo, de Paulo Nascimento.
Debatedor: Prof. Dr. Cláudio Pereira Elmir – Unisinos
Leituras indicadas:
1)ASSIS BRASIL, Luís Antônio. Um Quarto de Légua em Quadro. 6 ed. Porto. Alegre: Movimento, 1997.
2)ELMIR, Cláudio Pereira. Açorianos no Sul do Brasil: representações literárias de uma promessa vã. Ciências & Letras, Porto Alegre, n.38, p.199-206, jul./dez.2005. Este artigo está disponível em: http://www.fapa.com.br/cienciaseletras/publicacao.htm) |
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Exibição do filme Quanto vale ou é por quilo? de Sérgio Bianchi.
Debatedora: Profa. Dra.Vera Haas – Unisinos
Leituras indicadas:
1) MACHADO DE ASSIS. Pai contra mãe. In: Obra completa, vol. II. RJ: Nova Aguilar, 1994, p. 659.
2) CONFORTO, Marília. O escravo de papel. O cotidiano da escravidão na literatura do século XX. In: LOPES, Cicero (org.). Textos e personagens: estudos de literatura brasileira. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1995, p. 13-33. |
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1)STADEN, Hans. Duas Viagens ao Brasil. Coleção Reconquista do Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1988
2) STADEN, Hans. Primeiros Registros escritos e ilustrados sobre o Brasil. São Paulo: Terceiro Nome, 1999.
3) CUNHA, Edgar Teodoro da. A imagem do índio no cinema brasileiro. In: http:// www. mnemocine. com. br/osbrasisindigenas/edgar.
4) CUNHA, Manuela Carneiro da. Imagens de índios do Brasil: o século XVI. In: Estudos Avançados, vol. 4, nº 10, São Paulo, set/dez 1990 (versão online In: http:// www. scielo.br)
5) Caramuru, a invenção do Brasil, disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/282.pdf
6) Caramuru, de Frei José de Santa Ritra Durão, disponível em www.falares.hpg.com.br
7) AMADO, Janaína Amado. Diogo Álvares, o Caramuru e a fundação mítica do Brasil.Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/282.pdf
8) MIRANDA, Ana. Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
9) NOVAIS, Fernando Antônio. Condições de privacidade na colônia. In: SOUZA, Laura de Melho e (org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. (História da vida privada no Brasil: 1) p. 13-39.
10) PAVAM, Rosane.Desmundo. Revista de Cinema. n. 37, 2002. Disponível em: . Acesso em 25 janeiro 2007.
11) GOMES, Flávio dos Santos. A Hidra e os Pântanos. Mocambos, Quilombos e Comunidades de Fugitivos no Brasil (Séculos XVII-XIX). São Paulo, Unesp, 2005. (Introdução).
12) CARVALHO, Maria Celina Pereira de. SCHMITT, Alessandra. TURATTI, Maria Cecília Manzoli. A Atualização do Conceito de Quilombo: Identidade e Território nas Definições. Teóricas. www.scielo.br/pdf/asoc/n10/16889.pdf
13) REIS, João José. GOMES, Flávio dos Santos. Liberdade por um Fio – História dos Quilombos no Brasil. São Paulo, Cia. das Letras, 1996.
14) CHAGAS, Miriam de Fátima. A política do reconhecimento dos “remanescentes das comunidades dos quilombos”. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832001000100009&script=sci_arttext&tlng=pt
15) FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contrato dos diamantes – o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
16) Boletim Informativo da UFMG, nº 1398, ano 29, de 29/05/2003. Entrevista com Júnia Ferreira Furtado. http://www.ufmg.br/boletim/bol1398/quinta.shtml
17) RUAS, Tabajara. Netto Perde Sua Alma. Rio de Janeiro: Record, 2001.
18) ASSIS BRASIL, Luís Antônio. Um Quarto de Légua em Quadro. 6 ed. Porto. Alegre: Movimento, 1997.
19) ELMIR, Cláudio Pereira. Açorianos no Sul do Brasil: representações literárias de uma promessa vã. Ciências & Letras, Porto Alegre, n.38. p.199-206, jul./dez. 2005 ( Disponível em http://www.fapa.com.br/cienciaseletras/publicacao.htm).
20) ASSIS, Machado de. Contos definitivos. Porto Alegre: Ed. Leitura XXI /Novo Século, 2000.
21) MACHADO DE ASSIS. Pai contra mãe. In: Obra completa, vol. II. RJ: Nova Aguilar, 1994, p. 659.
22) CONFORTO, Marília. O escravo de papel. O cotidiano da escravidão na literatura do século XX. In:LOPES, Cicero (org.). Textos e personagens: estudos de literatura brasileira. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1995, p. 13-33.
23) BARBIERI, Ivo. Machado e a história: um tempo de longa duração. In: Espelho - Revista machadiana. Número I. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1995, p. 19-29.
OBS.: Pai contra mãe, que pode ser encontrado na obra completa do Machado de Assis, no livro de contos Relíquias de Casa Velha, disponível na biblioteca. |
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